Como se planejar para a Oktoberfest em Blumenau



A famosa e badalada Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa popular alemã do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha.

A festa foi criada em 1984 com o objetivo de recuperar a economia da cidade e levantar a moral da população, depois de Blumenau ter sofrido com enormes enchentes por dois anos seguidos; em 1983 durou 32 dias e foi catastrófica, quando o Rio Itajaí-Açu destruiu boa parte da cidade, subindo 15,34m. Nesse mesmo ano houveram outras duas enchentes, abalando ainda mais a população. Já em 1984, a marca foi de 15,46m, porém duraram poucos dias, mas o estrago também foi grande.

Neste artigo você encontrará dicas e informações sobre a Oktoberfest de Blumenau, como chegar, quais as comidas típicas, se é possível levar crianças, o que fazer em Blumenau, a melhor região para se hospedar…enfim, tudo para você planejar com antecedência sua participação na festa.

Sobre a Oktoberfest

Vila Germânica durante a Oktoberfest.

A Oktoberfest acontece dentro dos portões da Vila Germânica durante aproximadamente duas semanas no mês de outubro, com diferentes bandas que tocam nos três pavilhões. Além disso, também há um setor ao ar livre, com menos barulho para não incomodar tanto a vizinhança e também para aqueles que preferem curtir a festa com menos bagunça.

Antigamente, todos aqueles que fossem à festa com o traje típico alemão, não pagavam entrada. Hoje em dia, é cobrada meia-entrada de quinta a sábado, feriado e véspera de feriado; nos demais dias, aí sim a entrada é gratuita para quem usa o traje, lembrando que existem regras para o traje típico da Oktoberfest . Esse regra foi estabelecida, pois havia uma loja que vendia fantasias por R$ 50,00, apenas para eliminar o valor da entrada, sem a preocupação de manter a tradição

Depois da tragédia que aconteceu em Santa Maria/RS, quando dezenas de jovens morreram devido à superlotação de uma boate, a capacidade dos pavilhões da Oktoberfest foi reduzida. Agora, o mais indicado para planejar sua viagem até Blumenau, é comprar os ingressos com antecedência, para evitar filas e não correr o risco de ficar para fora. Também é aconselhado chegar cedo durante os finais de semana, de preferência antes das 20:00 hs, mesmo com as entradas em mãos.

Lembre-se que não há nada o que fazer caso fique do lado de fora, nenhum bar ou restaurante para poder matar o tempo. Em 2013, houve um dia que mais de 30 mil pessoas ficaram para fora do parque, isso antes das 21:00 hs. Atualmente, o limite dos pavilhões é de 35 mil pessoas, quase a metade do que comportavam nos anos anteriores.

A festa

Desfile é atração na Oktoberfest.

A abertura da festa acontece com um tradicional desfile na XV de Novembro, principal rua de Blumenau, geralmente às 19:30 hs. Após a abertura, o desfile se repete no mesmo horário todas as quartas-feiras, e sábados às 16:00 hs. Os turistas também podem participar, numa ala exclusiva para desfilar, caso estejam devidamente trajados. Sua duração é de aproximadamente 90 minutos, com ponto final na Vila Germânica, não acontecem em dias de chuva e infelizmente não são remarcados.

A Banda Cavalinho é a mais conhecida, responsável por quase todas as músicas que dão nome à festa, como a Hallo Blumenau, a música da Marreca e Jetzt Geht’s Los. Outras bandas como VOX 3 e Os Montanari também fazem muito sucesso, além de bandas vindas diretamente da Alemanha. Para agradar a todos, cada pavilhão toca diferentes ritmos, não somente música alemã. No final da noite, DJ’s animam a festa até o dia amanhecer.

No último domingo da festa, há a escolha da Rainha da Oktoberfest, num concurso que dura cerca de duas horas. Para o encerramento, várias bandas também animam a noite.

Comida e cervejarias

Em 2014, as cervejarias participantes serão Brahma, Bierland, Das Bier, Eisenbahn e Wunder Bier. Durante a festa, vários restaurantes típicos oferecem os mais famosos pratos da culinária alemã, mas é interessante ir durante a semana, pois é menos movimentado é terá a chance de provar receitas tradicionais como o Hackepeter (carne bovina crua), Eisbein (joelho de porco), Goulasch (guisado de carne), salsicha alemã, batata recheada e muito mais, sempre saboreando cervejas nacionais, mas certamente com características alemãs.

Os pavilhões abrem a partir das 18:00 hs de segunda a sexta, às 11:00 hs aos sábados e domingos. Já o Biergarten, praça de alimentação com banda ao vivo, abre diariamente às 11:00 hs.

O concurso do chope em metro os turistas adoram, dividido entre homens e mulheres com o objetivo tomar os 600ml de chope sem derramar ou tirar a tulipa da boca. Acontece todos os dias às 21:45 hs, exceto no último domingo da Oktoberfest. As inscrições são feitas no palco do Setor 2, até o horário de inicio do concurso. Na edição de 2013 foi utilizado o chope sem álcool no concurso, pois visa premiar o mais rápido bebedor e permite que todos possam participar.

Crianças na Oktoberfest


Kinderplatz na Oktoberfest.

Para quem pretende ir a Oktoberfest e levar a criançada, mas também quer se divertir sem preocupação, basta deixá-las no Kinderplatz, um espaço desenhado exclusivamente para as crianças, com atividades educativas e muita diversão. Monitores treinados garantem a tranquilidade dos pais durante todo o tempo que ficarem na festa.

O que fazer em Blumenau além da Oktober
XV de Novembro, em frente ao Tunga.


Como não há festa durante o dia, muitos turistas se reúnem na Tunga Choperia, localizada na rua XV de Novembro, para passar o dia fazendo festa e tomando o tradicional chope de Blumenau. Bem ao lado, no Castelinho da Havan, uma banda anima o dia até o entardecer.

Para aqueles que preferem tranquilidade, podem almoçar no Biergarten, como já mencionei antes, ou ler o artigo sobre o que fazer em Blumenau, com dicas de atividades ao ar livre, restaurantes e pontos turísticos da cidade.

Fonte:https://www.queroviajarmais.com/



Comentários